
Na próxima segunda, dia 29, o Ministério Público de Sergipe (MPSE) realiza o Dia Amarelo, iniciativa voltada à conscientização e à construção de políticas institucionais de cuidado com a saúde mental de servidores e membros.
A atividade terá como ponto central a aplicação de um questionário anônimo, que poderá ser respondido por todos os trabalhadores da instituição. O objetivo é identificar fatores de risco que contribuem para o adoecimento mental no ambiente de trabalho.
As respostas serão coletadas ao longo do mês de outubro e servirão de base para um diagnóstico institucional previsto para novembro. Essa ação é fruto da Comissão de Saúde Mental da instituição - iniciativa que resultou da pressão do SINDSEMP por uma política específica contra o adoecimento laboral no MPSE.
Pauta urgente
Este é um problema grave no MP brasileiro. Uma pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) indica que 85,6% dos entrevistados se encontram em risco aumentado pro desenvolvimento de adoecimento mental. A principal causa é a cultura de assédio moral que permeia a instituição. Esse estudo serviu de base para que fosse formulada a Política Nacional de Saúde Mental - mais uma pauta fruto da pressão da categoria em âmbito nacional, através da FENAMP.
Dessa forma, a participação dos servidores no MPSE é fundamental para garantir um retrato real da situação vivida pela categoria também em âmbito estadual. A partir desse levantamento, a Comissão de Saúde Mental terá condições de elaborar um plano de ação com medidas concretas de prevenção e enfrentamento aos problemas mais recorrentes.
Segundo a Mariana Rocha, integrante de Diretoria Executiva e da Comissão, a mobilização neste Dia Amarelo deve ser entendida como um passo decisivo para que o tema deixe de ser tratado apenas de forma pontual e passe a integrar de maneira efetiva as políticas institucionais. “A participação dos servidores por meio do preenchimento do questionário é de suma importância para que seja feito o diagnóstico dos problemas que se verificam na instituição e que medidas adequadas possam ser adotadas”, reforça.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
outubro 23, 2025 FENAMP pede ingresso na ação que questiona pagamento de gratificação por acúmulo de acervo aos membros do Ministério Público
outubro 22, 2025 Promotores e servidores de Ministérios Públicos entram em conflito por causa de penduricalhos
outubro 21, 2025 FENAMP e ANSEMP realizam plantão em Brasília para acompanhar pautas estratégicas
RELAÇÕES DE TRABALHO
outubro 23, 2025 Senado deve votar PLP 143/2020, que trata do descongelamento do tempo de serviço dos servidores públicos
outubro 21, 2025 FENAMP e ANSEMP lançam ferramenta para pressionar deputados contra o pacote do retrocesso
outubro 10, 2025 Para Marcha Contra Reforma Administrativa, sindicatos pedem ajuda a parlamentares
SERGIPE E MUNDO
outubro 09, 2025 Saiba quais foram os parlamentares sergipanos que livraram bilionários, bancos e bets de taxação
outubro 03, 2025 Depois da pressão das ruas, deputados aprovam isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
setembro 30, 2025 Pesquisa da USP revela que Governo de Sergipe é campeão nacional na falta de transparência administrativa