
Na tarde de sexta, dia 24, foi publicada pelo Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Nilzir Soares, a portaria que oficializa o reajuste de 5% nos vencimentos dos servidores do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE). Este índice será retroativo a janeiro de 2025.
O reajuste é resultado de uma negociação que buscou contemplar as demandas da categoria, mas ficou aquém do percentual aplicado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), que reajustou em 6% os vencimentos de seus servidores. Na avaliação da Diretoria Executiva, a política de gestão conduzida pelo ex-PGJ, Manoel Cabral Machado Neto, é apontada como a principal razão para que o índice concedido não fosse igual ao concedido no TJSE.
O histórico de desigualdades, a ausência de ações estruturantes para os servidores, como a reformulação do quadro de cargos e salários, e a morosidade para realização de um novo concurso público ainda refletem as dificuldades enfrentadas pela categoria e o legado deixado pela antiga administração.
O reajuste de 5% está longe de atender às expectativas da categoria. A defasagem salarial acumulada ao longo dos últimos anos e a necessidade de avanços concretos para garantir condições justas de trabalho permanecem como desafios que precisam ser enfrentados com urgência pela atual gestão da instituição.
Anexos
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
RELAÇÕES DE TRABALHO
agosto 11, 2026 Servidores, CUT e entidades sindicais pressionam pela aprovação do PL 1.893/2026
agosto 06, 2026 Entidades aliam consenso sobre PL que regulamenta relações de trabalho no setor público
julho 24, 2026 Projeto que regulamenta negociação coletiva no serviço público divide debate sobre licença sindical
SERGIPE E MUNDO