
A decisão de Dino analisou a legalidade do pagamento de honorários e verbas indenizatórias acima do teto constitucional — Foto: Getty Images via BBC
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou nesta quinta-feira (5) que os Três Poderes revisem e suspendam os "penduricalhos" ilegais do serviço público, isto é, sem fundamento legal específico.
A decisão foi monocrática, ou seja, tomada por ele sem a participação dos demais ministros. No início da noite, o STF marcou para o dia 25 a análise no plenário da determinação do ministro.
Dino deu prazo de 60 dias para que Executivo, Legislativo e Judiciário tomem providências sobre essas verbas, que são valores que ultrapassam o teto do funcionalismo — equivalente ao salário de ministros do Supremo, que é de R$ 46.366,19.
E afirmou que a "multiplicação anômala de verbas indenizatórias chegou recentemente a patamares absolutamente incompatíveis".
O ministro citou como exemplos licença compensatória de 1 dia por cada 3 dias normais de trabalho, licença essa que pode ser “vendida” e se acumula com o descanso em sábados, domingos e feriados e gratificações de acervo processual (por vezes a premiar quem acumula muitos processos), entre outros penduricalhos.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
fevereiro 27, 2026 FENAMP: Nota de Repúdio a ato antissindical praticado pelo PGJ de Minas Gerais
fevereiro 24, 2026 Penduricalhos pagos a magistrados poderiam derrubar mais da metade do déficit de juízes no país
fevereiro 19, 2026 Dino proíbe criação de novas leis ou atos que visem garantir penduricalhos
RELAÇÕES DE TRABALHO
fevereiro 19, 2026 Governo de MT tenta impor “lei da mordaça” a sindicatos com projeto que restringe licença sindical
fevereiro 04, 2026 Pejotização em xeque redefine o futuro do trabalho no Brasil
janeiro 28, 2026 Insatisfação dos trabalhadores com emprego cresce e atinge 37% dos profissionais no Brasil, diz pesquisa
SERGIPE E MUNDO
março 02, 2026 Quase metade das emendas Pix por Ícaro de Valmir foram para Itabaiana, cidade governada pelo seu pai
fevereiro 25, 2026 TJ de Sergipe gastou quase R$ 59 milhões em 2025 com penduricalho alvo de julgamento no STF
fevereiro 23, 2026 Com superlotação de 70%, presídio em SE raciona água e mantém presos isolados por até três meses