
Com o objetivo de promover o debate sobre a cultura do respeito no setor público, a Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (ESMP) realizará na próxima segunda, dia 2 de março, a palestra “A cultura do respeito e a prevenção do assédio no setor público”. A atividade integra o conjunto de ações institucionais voltadas à prevenção do assédio e à promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis.
O SINDSEMP destaca que a iniciativa dialoga com o trabalho desenvolvido pela Comissão de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental, que conta com participação ativa do Sindicato. A comissão tem atuado na construção de políticas preventivas, no fortalecimento de estratégias de acolhimento e na ampliação do debate sobre assédio moral e sexual, reforçando a importância de ações permanentes voltadas ao respeito, à ética e ao cuidado com a saúde mental no serviço público.
De acordo com o que foi divulgado no Portal de MPSE, a capacitação busca contribuir para o diagnóstico de condutas relacionadas ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, além de estimular a adoção de mecanismos eficazes de prevenção, enfrentamento e acolhimento. A proposta é fortalecer a cultura institucional baseada no respeito e ampliar a conscientização sobre práticas que garantam ambientes mais seguros e saudáveis para todos.
Ana Luiza Sobral, coordenadora da Divisão de Equipe Interdisciplinar do MPSE, apresentará a exposição Avanços na saúde mental no MPSE, destacando iniciativas institucionais na área. Em seguida, o procurador do Ministério Público do Trabalho em Sergipe, Ricardo José das Mercês Carneiro, conduzirá a palestra sobre a importância de ambientes institucionais baseados na ética, no respeito e na responsabilidade funcional.
As inscrições seguem abertas até o dia da capacitação ou enquanto houver vagas disponíveis.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
abril 28, 2026 Encerramento do encontro nacional aprova plano de lutas e reforça agenda de mobilização
abril 27, 2026 Debates sobre saúde mental e combate à precarização abrem segundo dia de atividade
abril 27, 2026 Encontro Nacional define atuação sindical nas Eleições deste ano; entidades buscarão compromisso de candidatos
RELAÇÕES DE TRABALHO
SERGIPE E MUNDO
abril 23, 2026 Crise no abastecimento que deixou 16 bairros de Aracaju sem água é resultado da privatização da Deso
abril 15, 2026 EDITORIAL: Mangue Jornalismo faz três anos e não pode acabar agora
abril 14, 2026 Vereadores faltam, mas salários seguem integrais ou com descontos que não refletem ausências