
A FENAMP e ANSEMP manifestam veemente repúdio às declarações proferidas pela desembargadora Oriana Gomes, do Tribunal de Justiça do Maranhão, durante sessão do Órgão Especial realizada nesta quarta-feira, 18 de junho.
Ao afirmar que “concursado não fica até depois de 18h” e defender a valorização de servidores comissionados e cedidos em detrimento dos concursados, a magistrada desqualifica os profissionais que ingressaram no serviço público por critérios sabidamente objetivos, republicanos e constitucionais, exercendo suas funções com responsabilidade, mesmo diante de frequentes precariedades.
As entidades nacionais ressaltam ainda que atualmente centenas de aprovados aguardam convocação no Poder Judiciário maranhense, número que escancara a realidade de uma Corte que opta por manter cargos comissionados em detrimento da nomeação de concursados legalmente habilitados.
Não é aceitável que uma integrante da mais alta instância do Judiciário maranhense naturalize discursos ou práticas institucionais que promovam divisões ou precarização, desvalorizando o esforço coletivo dos servidores e comprometendo a qualidade do serviço público.
Repudiamos qualquer forma de exploração de trabalhadores, sejam concursados, comissionados ou cedidos, e reafirmamos que a dignidade laboral deve ser garantida a todos, independentemente da natureza de sua investidura.
A FENAMP, ANSEMP e todas as entidades por ela representadas reafirmam seu compromisso com a defesa do concurso público como instrumento legítimo de acesso ao serviço público, da valorização do servidor e do combate a qualquer forma de assédio institucional.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
outubro 23, 2025 FENAMP pede ingresso na ação que questiona pagamento de gratificação por acúmulo de acervo aos membros do Ministério Público
outubro 22, 2025 Promotores e servidores de Ministérios Públicos entram em conflito por causa de penduricalhos
outubro 21, 2025 FENAMP e ANSEMP realizam plantão em Brasília para acompanhar pautas estratégicas
RELAÇÕES DE TRABALHO
outubro 23, 2025 Senado deve votar PLP 143/2020, que trata do descongelamento do tempo de serviço dos servidores públicos
outubro 21, 2025 FENAMP e ANSEMP lançam ferramenta para pressionar deputados contra o pacote do retrocesso
outubro 10, 2025 Para Marcha Contra Reforma Administrativa, sindicatos pedem ajuda a parlamentares
SERGIPE E MUNDO
outubro 09, 2025 Saiba quais foram os parlamentares sergipanos que livraram bilionários, bancos e bets de taxação
outubro 03, 2025 Depois da pressão das ruas, deputados aprovam isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
setembro 30, 2025 Pesquisa da USP revela que Governo de Sergipe é campeão nacional na falta de transparência administrativa