
A avaliação é de que a medida incide justamente em um momento de intensificação das lutas pela garantia de direitos (Foto: ANDES).
O início de 2026 marca mais um capítulo dos ataques do governo de Mato Grosso aos direitos históricos do funcionalismo público estadual. Em meio à mobilização das servidoras e dos servidores públicos pela recomposição das perdas acumuladas da Revisão Geral Anual (RGA), o Executivo encaminhou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 01/2026, que pretende limitar a possibilidade de afastamento remunerado de servidoras e servidores públicos para o exercício de cargo de direção em sindicatos ou associações de classe.
Sob o discurso de “modernização” e “racionalização administrativa”, o PLC impõe limites à liberação remunerada de servidoras e servidores para o exercício de mandatos em sindicatos e entidades representativas. Para o movimento sindical, a proposta atinge diretamente a autonomia das organizações e a liberdade sindical.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
setembro 14, 2026 Federações lançam plataforma e pedem compromisso dos candidatos com o serviço público
setembro 08, 2026 Fenajud, Fenajufe e Fenamp lançam Plataforma Política dos Trabalhadores do Sistema de Justiça
agosto 26, 2026 Quando a exceção vira regra: o avanço da precarização nos Ministérios Públicos
RELAÇÕES DE TRABALHO
SERGIPE E MUNDO
setembro 08, 2026 Professores seguem em greve por tempo indeterminado e ocupam secretaria da educação
setembro 04, 2026 Greve das professoras e professores será marcada por atos na capital e no interior do estado
setembro 03, 2026 Rede estadual: professores entram em greve por tempo indeterminado e fazem atos nos dias 8 e 9